7 Maiores Erros na Sala de Jantar

Se você está construindo, reformando ou escolhendo os móveis novos para sua sala de jantar, você tem que ficar atento a esses erros bem comuns que sempre vejo por ai.

Você não quer se decepcionar logo de cara por falta de planejamento ou por deixar de lado algum detalhe.

Então fique ligado para ter a sua sala dos sonhos sem nenhum dos problemas a seguir

sala de jantar projeto.jpg

 

1- iluminação inadequada

A finalização de todo bom espaço é uma iluminação que valoriza cada detalhe. Mas se mal feita ela pode acabar com tudo.

iluminação com vários pontos na sala de jantar

O primeiro a se fazer é ver os pontos que você deseja iluminar. Iluminação geral com um pendente ou lustre sobre a mesa, fita led ou tubulares em rebaixos de gesso, iluminação decorativa para quadros, decorações ou espelhos. Quanto mais pontos diferentes de iluminação, mais sensação de aconchego… Depois pensar em que tipo de lâmpadas você pode usar e ver suas potências, lux e temperatura de cor. Depois você deve checar a tabela da ABNT sobre iluminação e ver qual taxa de iluminância (lux) seu espaço deve ter. Para sala de jantar é 150 lux. então fazer a conta com a metragem quadrada do espaço e ver as lâmpadas que você deseja usar. Se tiver muito acima, diminua as potências, se muito abaixo, aumente.

sala de jantar iluminada

Se ainda tiver dúvidas, dê uma olhada no post que fiz sobre Iluminação

iluminação sala de jantar

2 – Moveis Mal Dimensionados

Cadeiras muito grandes ou pequenas para a mesa, uma prateleira muito profunda para ficar sobre o buffet, um espelho ou quadro pequeno demais. Muitos erros podem ser evitados com uma fita métrica e planejamento.

tamanhos sala de jantar

Se quiser ter certeza, vale colar uma fita no chão e marcar o tamanho dos moveis ou colocar um papel do tamanho deles para imaginar se fica bom.

Fica a dica: Nada de tapete pequenininho debaixo da mesa. No mínimo 60cm, idealmente, uns 80cm sobrando da mesa até o fim do tapete.

como-decorar-tapete-sala-jantar-kamy-fotos-tapetes-para-de-com

E o pior de tudo vem a seguir, quando o tamanho dos moveis são tão desproporcionais que afetam a circulação.

 

3 – Sem Espaço Para Circulação

A pior coisa que tem é você não conseguir andar direito pelo espaço porque a mesa é grande demais e não tem espaço quando estão sentados. Pode ser que você tenha que abrir mão de ter um buffet no canto da sala ou de uns lugares a mesa, mas é bem melhor do que ficar se arrastando e pedindo licença a cada vez que esquecer de pegar algo na cozinha.

planta sala de jantar com moveis

Sempre lembre-se de pensar nas gavetas e portas abertas dos móveis, se não vão esbarrar em algo; se pessoas sentadas a mesa não vão atrapalhar a passagem.

As medidas mínimas para espaço das cadeiras são 80cm para áreas que não tem circulação atrás, e 1m a 1,20 para áreas que tem circulação atras das cadeiras.

4 – Falta Espaço Para Receber Convidados

Se na sua casa tem 2 pessoas, é bom ter espaço para pelo menos mais 2 pessoas. Idealmente 6. Quanto mais você gosta de receber seus amigos, mais lugares deve ter para recebê-los.

Existem alguns segredos para ganhar lugares.

canto alemão - mesa de jantar

Canto Alemão: Já viu aqueles bancos de canto na mesa de jantar? Eles são muito eficientes, pois dá pra se apertar um pouquinho e colocar mais uma pessoa na mesa. Além disso ele pode ser baú e salvar a sua casa se tem pouco espaço de armazenamento.

mesa oval - sala de jantar

Mesa oval: A mesa oval permite que mais cadeiras ou bancos sejam acrescentados sem que ninguém fique desconfortável na quina. A mesa redonda também é uma boa, mas dependendo do espaço, acaba que algumas cadeiras atrapalham batendo na direção dos móveis ou paredes.

mesa retangular 4 cadeiras funcional

Mesa de 4 lugares retangular: Se você não tem espaço para uma mesa de 6 ou mais lugares, pode escolher uma de 4 lugares retangular. Em média cada pessoa em uma refeição ocupa 70cm de largura da mesa. Se a mesa tiver 80cm x 1,20cm (padrão de mesa retangular para 4 cadeiras), pode ser acrescentado mais dois lugares. Um de cada lado da mesa, mesmo que um pouco apertadinho, ainda funciona melhor que na mesa quadrada.

5 – Longe da Cozinha

cozinha americana

Imagine que todos já estão à mesa para almoçar e percebem que está faltando pegar as escumadeiras. Se a cozinha fica do ladinho, tranquilo. Mas se ela fica mais longe, cria-se uma briga sobre de quem é a vez de atravessar a casa pra ir a cozinha. Fora o trabalho para depois levar a louça pra ser lavada e as sobras para a geladeira. O ideal é que a mesa de jantar ou fique na cozinha ou ao lado. Afinal, acabou-se o tempo em que os donos da casa ficam à mesa esperando serem servidos e não podiam observar a cozinha, “área de serviço” da casa.

cozinha americana com mesa oval

6- Sem Espaço Para Louças e Acessórios

moveis na sala de jantar

O ideal é que a louça de uso diário e se possível as de uso esporádico fiquem na sala de jantar ou na cozinha, bem próxima. Um buffet ou armário de louças é um item bem funcional para guardar tudo. Móveis onde as coisas ficam muito empilhadas ou de difícil acesso também devem ser evitados. Você não quer quebrar seus presentes de casamento ou aquela louça de herança da vovó né?!

Se couber um barzinho ainda ali no cantinho, o espaço fica mais completo pra chamar a galera pro Happy Hour.

buffet e bar na sala de janat

sala de jantar com buffet e barsala de jantar com buffet

7 – Sem Personalidade

A nossa casa deve ser uma extensão de nós. Não esqueça de decorar a sua sala de jantar. Tintas, papel de parede, texturas, quadros, móveis, flores, vasos, fotos, abajur, espelhos. Lembre-se de que a moda passa, seus gostos são mais permanentes. Não faça algo só porque está na moda. Somente compre algo que seja funcional e/ou te traga alegria.

sala de jantar legal

Não tenha medo de ousar e mostrar quem você é e do que você gosta. Cadeiras de cores ou formas diferentes, misturar estilos, cores, texturas… o céu é o limite para a sua imaginação e sonhos.

sala de jantar alegresala de jantar com estilosala de jantar com personalidade

cozinha 8 - 2.png

banco canto alemãosala de jantar colorida

sala de jantar classicaSala de jantar industrialsala de jantar retrô

jantar apartamentojantar luxo

Acompanhe pelo Pinterest e Instagram para mais inspiração

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s