Como Decorar Meu Apartamento Alugado?

 

apartamento vazio aluguelSe você mora num apê alugado cheio de regras que te atrapalham a deixar o espaço com a sua cara, chega mais que vou te ensinar a criar seu lar doce lar sem problemas com o proprietário.

A primeira dica é ver cada uma das regrinhas pra depois não ter dor de cabeça. Achar as brechas sobre onde você pode alterar e o que não te dá trabalho para remover quando acabar o contrato. É claro que você não vai querer fazer grandes investimentos num lugar que não é seu. Por isso as ideias são baratas ou que você pode desinstalar e levar na mudança

Vou setorizar as mudanças por áreas para facilitar, começando com:

1 – Paredes

a) Papel de parede 

Se você quer dar aquele capricho em uma parede que está sem graça por ai, compra um papel de parede que seja bem a sua cara para decorar de uma forma bem rápida e sem sujeira. Fique ligado que alguns papeis de paredes não são adesivos, e você tem que fazer uma misturinha de cola, o que dificulta um pouco a adesivagem. Mas funciona também. Só dá mais trabalho.

b) A boa e velha tinta.

Uma boa demão de tinta já pode salvar a sua casa. Fiquem ligados nas escolhas de cores. Uma cor escura traz muita personalidade e ousadia, porém pode fazer o espaço trazer a sensação de apertado ou mal iluminado. Cores claras podem ficar mais suaves e iluminadas, ampliando o espaço. Sempre leve em consideração seu gosto pessoal para que a casa tenha sua cara. Pense em cores que harmonizem com o que você já tem em casa ou que combine com muitas cores para você mudar a decoração com acessórios e têxteis.

 

c) adesivo

Você já deve ter visto esses joguinhos de adesivo imitando azulejo hidráulico para colar na parede. Mas não é só essa opção que você encontra. Existe muitos modelos de adesivo vinílico que funcionam bem para trazer uma cara nova pra sua cozinha de azulejo sem graça ou antigo.

d) Tinta Epoxi

Se o apê é daqueles antiguinhos com azulejos baratos e com cores estranhas, isso tem jeito! Existem tintas especiais para pintar sobre o azulejo. Você encontra a tinta epoxi em várias cores e marcas. Ela deve ser aplicada com mais cuidados que as tintas normais, mas você mesmo pode dar conta do serviço. É bem resistente a umidade mofo, o que é uma ótima coisa para banheiros. Você pode mudar a cara da cozinha ou banheiro sem quebra-quebra e sem muita burocracia.

 

2 – Piso

aplicacao-de-tinta-epoxi-em-piso-e-azulejos.jpg

a) Tinta

Aquela tinta que falei para as paredes também funciona para pisos. Mas a resistência pode ser um pouco menor e com uns meses ter de ser reaplicado. Mas no geral tem um bom custo benefício.

b) Limpeza

Uma boa limpeza pode também recuperar um piso manchado. Procure produtos para cada tipo de piso.  Existem muitas marcas que recuperam pisos de madeira, taco, cerâmica, porcelanato, cimento queimado (vermelhão). É só gastar um tempinho e amor no piso que ele pode ficar com carinha de novo.

c) Tapetes

Se o seu Lar Doce Lar não é seu por direito e tem um piso sem graça ou bem desgastado, por quê não investir em um tapete lindão que cobre uma área grande? Tem diversos materiais e estampas para escolher. Não se esqueça que se tem Pets ou alguém alérgico você deve ter cuidado redobrado nessa escolha. Alguns bichinhos confundem tapetes com o banheiro, o que pode resultar num bom trabalho ou um bom processo de adestração. Existem materiais que são indicados para alérgicos e que são Pet friendly. Abuse da imaginação na escolha da estampa, mas não esqueça de medir bem o espaço para que o tapete tenha o tamanho ideal.

 

3 – Teto

a) Iluminação

A iluminação é a forma mais fácil de mudar o teto sem ter problemas com o proprietário da sua casa alugada. Utilizando os pontos elétricos já existentes você pode trocar as lâmpadas ou luminárias por umas bem mais interessantes que aquele acabamento barato que tem ai. Na mudança você pode carregar com você o que você comprou e colocar de volta o que já tinha.

Não esqueça de escolher a lâmpada ideal para cada espaço. Cheque as dicas no outro post que falei sobre os segredos da boa iluminação

Ainda sobre a iluminação, criar vários pontos de iluminação como pendentes, fita led em móveis ou rebaixos, luzinhas de natal penduradas, abajur e outros modelos ajuda a criar um clima mais aconchegante ou até romântico no ambiente. #FicaADica

4 -Móveis

Os seus móveis ocupam grande parte do espaço da casa, então escolhendo eles direitinho você pode trazer a sua personalidade para a casa mesmo com uma base meio sem graça.

Por exemplo, trocar um rack antigo (daqueles com espaço para som, DVD, TV, cristaleira, porta retratos e mais aqueles bibelôs da vovô) por um painel de TV com espaço fechado e pequeno para o aparelho da TV a cabo e fios escondidos vai deixar sua casa bem mais moderna e visualmente limpa.

manter um padrão de cores, principalmente se forem claras, você pode ampliar o espaço e manter tudo em sintonia.

 

5- Decoração

a) quadros e posters

Que tal pegar aqueles quadros que estão encaixotados, os porta retratos e pendurar ai nas paredes com as fotos da família, ou poster daquele show massa ou os desenhos dos seus pequenos artistas?

Se as regras do locatário proíbem furar as paredes você pode usar a fita banana da 3M ou similares.

sobreposição de tecidos suaves

b) têxteis

Utilizar camadas de materiais diferentes é uma estratégia que traz muito conforto, e utilizando tecidos em várias formas pode ser bem baratinho e fácil de resolver. Um jogo americano pode ser bem mais moderno que uma toalha e mais fácil de limpar no dia a dia. Almofadas novas também já mudam toda a estética de uma sala, junto com uma mantinha nos dias frios, uma cortina de tecido diferente, podem deixar sua sala prontinha pra abrir o Netflix e curtir a noite com o mozão. Tapetinhos em áreas estratégicas. Toalhas de banho bonitas. Panos de prato com estilo etc.

Escolha tecidos diferentes mas que harmonizem para criar um ambiente mais aconchegante.

 

São várias as formas de mudar a casa sem ter problemas com o seu locatário!

 

Conta pra mim, o que mais te irrita na sua casa de aluguel e qual ideia você mais gostou?

 

Não é esqueça de Seguir as nossas redes sociais e ficar por dentro das novidades em Design de Interiores.

Instagram, facebook e Pinterest

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s