O Segredo da Boa Iluminação

Um dos grandes aliados na hora de decorar é saber utilizar a iluminação. São muitos detalhes que passam desapercebidos para quem não e profissional, mas aqui vou dar umas dicas para você acertar na hora de acender as luzes.

Sala de jantar iluminação

O primeiro passo é saber escolher qual é a melhor lâmpada pro seu ambiente.

lampadas

No mercado há muitas opções de lâmpadas: LED, fluorecente, dicroica ou a extinta incandescente. Cada uma delas há uma vantagem e desvantagem.

Já sabemos que as lampadas LED são melhores em eficiência energética. São um pouco mais caras mas economizam muito em energia por não produzirem calor térmico, porém elas não são dimerizáveis.

Uma das coisas que geralmente reparamos é a potência, medida em Wats. Mas além disso há muitas características que devem ser observadas.

lampadaled_potencianaoeluminosidade

As características das principais lâmpadas são Potência(W) que diz quanto de energia ela gasta pra gerar luz, Temperatura de cor (geralmente chamam de lampada amarela/quente ou lâmpada branca/fria), IRC (Índice de Reprodução de Cor) que é a fidelidade com que as cores vão ser vistas, em que 80% é considerado bom, Ângulo de Abertura, Lúmens que é o quanto se ilumina efetivamente. Além disso se considera o formato da lâmpada, que depende muito de onde ela vai ser colocada.

Vou te ajudar a desvendar algumas dessas coisas pra acertar na escolha.

Sobre a temperatura de cor, consideramos a luz branca a luz da razão e a luz amarela a luz da emoção, então lugares de atividades loborais como cozinha, escritório, lugar de leitura e oficina são indicadas lâmpadas brancas. Elas deixam a pessoa mais atenta, não altera muito a cor do que ela ilumina, mantêm a precisão. Já lugares onde o proposito é relaxar como quartos, salas de jantar, sala de estar e restaurantes românticos, se utilizam lâmpadas amarelas. Elas ajudam a relaxar, criam ambiência romântica.

Temperatura de cor ambiente

Temperatura de cor

As lâmpadas LED amarelas não se encontram em todas as lojas, mas pode-se encontrá-las em lojas especializadas.

Outro detalhe que deve ser considerado é a distribuição na instalação das lâmpadas.

Deve se ter uma iluminação geral, onde elas são distribuídas uniformemente no ambiente para que não hajam sombras. Depois de feita a iluminação geral você pode acrescentar outros pontos de luz separadas como Pendentes, spots para quadros, fitas led decorativas etc.

É importante que sempre tenha iluminação geral completa independente de outras luzes para que não haja áreas de penumbra no espaço. Elas são muito desconfortáveis e podem criar sensação de perigo ou mal cuidado com o espaço.

Agora vamos falar das luminárias pontuais.

Geralmente você usa luminárias pontuais para decoração. Pendente numa mesa de jantar,  abajur na cabeceira, fica led na sanca de gesso… E cada uma delas tem uma especificidade a ser considerada.

iluminação sala
A iluminação geral nesta imagem fica no teto. O lustre na sala do fundo, os spots atras do sofá. A iluminação pontual fica com os abajus e arandela.

Você já vai acertar na lâmpada certa, agora não pode errar a altura dos pendentes e acabar criando uma confusão

Pendentes sobre mesa de jantar geralmente ficam a 80cm de altura da mesa. Assim ele não atrapalha a visão, ilumina a mesa sem gerar ofuscamento em quem senta à mesa.

altura de luminária mesa de jantar

Numa bancada de lanches na cozinha segue a mesma altura da mesa de jantar, 80cm de altura da bancada.

Altura de luminária cozinha

Numa mesa de cabeceira a altura ideal é de 30 a 50cm do tampo da mesa.

Altura de luminária cabeceira

numa área sem móveis, coloca-se o pendente acima de 2m para que não haja risco de bater a cabeça.

Altura de luminária sem moveis

 

A escolha do pendente também deve ser bem pensada. Em primeiro lugar, o tamanho dele ser adequado. Se é para uma mesa de jantar, a luminária deve ter cerca de 1/3 do tamanho da largura da mesa ou então pequenas peças em conjunto.

O estilo deve seguir o espaço. Se o ambiente é bem clássico, uma luminária estilo lustre com cristais pode ficar interessante. Se o espaço é mais moderno, uma luminária clean com cor diferente ou estilo industrial pode dar um charme bem interessante. Se o ambiente é rustico, um pendente em madeira ou materiais naturais deixa tudo bem coeso. Não vá colocar um lustre grande, cheio de cristais num ambiente pequeno e nada clássico. Pode acabar criando o efeito contrário e ficando brega.

Gostou das dicas? Segue lá no Intagran pra se inspirar!

Ainda está com dúvida? Pode me chamar pra uma consultoria ou para te ajudar no projeto da reforma ou construção.

Juliana Machado

juliana.freitasmachado@gmail.com

ou no Facebook 

Anúncios

Um comentário sobre “O Segredo da Boa Iluminação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s