Soluções Para Pequenos Espaços

Seu apartamento está mais para apertamento? Parece que a casa andou encolhendo e falta espaço de armazenagem? Vem comigo que vou te mostrar as cartas que tenho na manga para os problemas de espaços pequenos.

Se você vive recebendo os amigos em casa e faltam cadeiras e ainda tem aqueles cobertores, roupas de cama, roupas de banho que você nunca tem espaço pra guardar, uma boa solução é trocar as cadeiras da sala de jantar por um banco. Não precisa trocar todas as cadeiras, mas um lado ou dois já ajudam bastante.

banco na sala de jantarbanco sala de jantar

Aqui em casa eu fiz dois bem similares ao da primeira foto. Em um lado ficam as roupas de inverno e o que fica pra passar depois, do outro ficam as louças que nunca uso, um pouco das roupas de cama e outras coisinhas que não tinha onde guardar. É uma das salvações em armazenamento da casa e ainda faz a mesa de 6 lugares virar até 8 lugares bem confortavelmente.

 

Se você tem uma cozinha pequena mas quer fazer uma área pra lanchinhos nela, existem soluções bem criativas.

bancada retratil

Uma bancada retrátil com trilhos, que ajuda a não ocupar mais espaço quando não está sendo utilizada, com bancos pequenos que podem ficar guardados é bem interessante. Também existem cadeiras dobráveis que podem ficar penduradas na parede e decorar o espaço. Neste projeto ainda há a marcenaria que aproveita cada cantinho. Um nicho para os livros, armário, prateleira e ainda sobra espaço pra decorar. Notem que a iluminação traz um diferencial bem interessante.

Cozinha corredor

 

Nessa cozinha a solução foi alterar o sentido da mesa e bancos e criar um espaço pequeno mais agradável para fazer uma refeição rápida.

Bem  simples e interessante, ocupa pouco espaço e ainda tem os armários flutuantes em cima.

Cuidado pra não deixar muitas quinas perigosas e tomem cuidado com a cabeça ao levantar. haha

Ainda na cozinha, existem varias opções para se aproveitar cada cantinho pra guardar os mil itens que nós temos.

Aquele cantinho entre a geladeira e a parede pode caber muitos itens, sabia? Olha só que interessante.

Pode guardar os enlatados, os temperos, canecas, papeis laminados, e tudo que é pequeno. E não precisa perder estilo não, viu?!

 

armário na lateral

Também pode ter um armário que abre na lateral para guardar itens de limpeza como vassouras e rodos ou o que você precisar. É só pensar que a profundidade acompanha a necessidade.

O interessante nessa ideia é que você tira de vista a parte traseira da geladeira, que não é muito bonita e ainda tem mais um espacinho pra manter a ordem na casa.

E não é só do lado da geladeira que tem espaço sobrando não.

 

 

Ganchos para canecas

As prateleiras muitas vezes são altas de mais ou não funcionam bem pois empilhar as louças atrapalha no dia a dia. Um jeito de salvar esse espaço entre as prateleiras é adicionando ganchinhos que são fáceis de achar em qualquer lojinha de construção. Uma furadeira na mão e uma pessoa nem tão habilidosa já são o suficiente pra deixar tudo mais funcional.

E se você é uma pessoa que adora canecas, assim como eu, vai ter espaço pra adicionar mais umas na coleção.

Cuidado com o espaço entre os ganchos para as canecas não baterem entre si e quebrarem.

prateleiras na porta

Prateleiras ou nichos em volta da porta também podem ser a solução pro seu cantinho. Aqui a cozinha ganhou espaço pra louças, tábuas e livros, mas podem ser nichos pra coleção de fotos da família no quarto, acessórios decorativos e pequenas coisas no lavabo, livros no escritório. Em qualquer ambiente pode funcionar.

Na lavanderia ou banheiro você pode aproveitar parte do armário pra guardar escada, tábua de passar, aspirador de pó e outros itens de manutenção do lar.

lavanderia

prateleiras sobre sanitário

Ainda no banheiro, caso o seu sanitário seja de caixa acoplada, podem ser instaladas prateleiras ou nichos no espaço superior. Dá pra trazer mais charme e deixar as coisas a mão. Não é porque o banheiro é pequeno que ele não vai ser lindo e funcional, não é?

armários pequenos

Se você tem um cantinho qualquer que tem pelo menos 15 cm de profundidade e não está usando pra nada, você tem um espaço em potencial para organizar os seus sapatos, livros, brinquedos dos filhos etc. Basta um bom marceneiro e uma ideia como esta pra montar um armário funcional que ainda faz papel de prateleira em cima.

Pensa se você não tem um cantinho como esse implorando para ser aproveitado?

Nos quartos também existem soluções para tudo funcionar bem e caber direitinho na sua casa.

Um móvel planejado pode ser o jeito de deixar tudo com o seu cantinho. Contrate um Designer de Interiores pra adaptar o seu espaço da melhor forma possível para você.

Aqui um espaço que normalmente só comportaria uma cama e mesinha de cabeceira, tem espaço para cama,  livros, gavetas, bancada de estudos, nicho com decorações, prateleira sobre a janela e muita diversão.

Quarto de criança planejado

Se você não pode investir em marcenaria planejada ainda, você pode só pegar uma madeira do tamanho da cama ou menor e colocar rodízios. Pronto, você tem uma sapateira nova.

de baixo da cama

Cama funcional

Existem móveis prontos com bastante potencial em armazenagem como este. Esse aqui é da loja Meu Móvel de Madeira.

Aqui você vai para a loja.

Ele tem gavetas, gavetões, nichos, prateleiras e tudo pra colocar em ordem um quarto pequeno.

Você também pode criar armários e nichos em volta da cabeceira da cama. Esse geralmente é um espaço não aproveitado. Só serve pra colocar uma decoração, quadros e mesinha de cabeceira, mas pode armazenar suas roupas, livros da faculdade, decoração, fotos, e o que mais está sobrando pela casa. Deve se ter muito cuidado na hora do planejamento do armário. Pois ele pode acabar não ficando muito bonito ou ter dificil acesso, além de causar risco de bater a cabeça. Por isso cuidado!

Já está pensando nas pequenas reformas na casa pra deixar tudo no lugar?

Segue a gente no instagram e no Pinterest com a pasta de pequenos espaços para receber mais inspiração.

Anúncios

Um comentário sobre “Soluções Para Pequenos Espaços

  1. Olá
    Tudo bem?

    Eu sou a Julia
    Sou aqui da Marcenaria Artesanal e sabe de uma coisa? Nós trabalhamos com móveis sob medida.
    Dá uma passadinha aqui para conferir um pouquinho do nosso trabalho.

    Quando precisar, procura a gente.
    Ficaríamos felizes em projetar suas ideias ❤

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s