A Moda dos Geométricos

A geometria é uma das armas da arquitetura e design. Ela foi uma das bases da arquitetura grega, a arquitetura clássica. Tudo era pensado para manter um padrão.Proporção áurea, simetria em tudo, triângulos nos frontões e quadrados e retângulos dividindo espaços. Ao longo dos anos a geometria foi utilizada na arte, no design de móveis, na decoração e agora ela veio com força nas estampas e formas de mobiliário.

As estampas geométricas tiram o ambiente do estado monótomo e trazem requinte. Mas tudo deve ser bem dosado.

O bom é sempre ter uma base neutra pra acompanhar as estampas geométricas. Escolha alguns elementos chave pra receber o estilo, escolha algumas cores, pode apostar em mais de uma estampa, mas veja se elas combinam entre si, ok?

Vamos ver umas ideias?

Listras

 listras quarto

Uma dica é nunca utilizar listras verticais em quartos, pois elas sugerem movimento nesse sentido, então não combina com a calma desejada em dormitórios. As listras horizontais são mais relaxantes. As maiores ficam ainda mais agradáveis do que muitas linhas finas.

Nas cores você pode ousar mais ou manter mais simples.

Esse quarto de bebê bem fofinho utiliza o cinza (uma cor que costumava ser impensável pra crianças) e branco, com detalhes em tons de rosa. Ainda há a estampa chevron nos tecidos do berço e os pompons que trazem uma textura muito agradável.

 

Triângulos

Os triângulos podem ser bem lúdicos ou mais formais. Nesse quarto utilizaram formatos bem diferentes pra cada triângulo na parede, a base do mobiliário branco ajuda a amenizar o impacto das cores e formas. Ai fica clara a dica de se exagerar em alguma coisa, mantenha o resto mais simples para não ficar muito over ou com cara de bagunçado.

 

cozinha colorida geometrica

As cores nesse formato trouxeram muita alegria pra cozinha. A mesma pintura com cores mais sóbrias ficaria com um toque retrô sem chamar tanta a atenção.

canto geométrico

Os pequenos triângulos com essa paleta de cores fica bem romântico e atual. A textura de chevron na almofada não pesa o ambiente com muitas texturas.

Quadrados

objeto geométrico

O mais clássico são as formas quadradas e retangulares, por serem mais praticas de fazer revestimentos e se adaptar aos ambientes que tem o mesmo formato. Mas não é porque é  tradicional que precisa ser sem graça né?

Que tal esse painel com quadrados 3D para prender recados, fotos e o que mais quiser?

parede geométrica quadrado

Um painel com quadrados em tamanhos variados, coloridos e sobrepostos deixa essa recepção bem chamativa e alegre, não concorda?

A base segue os tons de cinza pra manter a seriedade do negócio e o não ficar exagerado.

varanda geometrica com silestone

Essa varanda gourmet ganha um toque especial com o painel em quadrados e retângulos coloridos. As cores complementares deixa tudo mais interessante. O laranja se estende na bancada e nos detalhes.

Mix de Estampas

texturas

Aqui as estampas são bem ousadas e diversas. O que faz o mix de estampas funcionar é a coesão entre as cores. Todos os detalhes seguem o branco e tons de salmão e dourado. Eles se completam de uma forma bem romântica e divertida. Mas ao mesmo tempo adulto. O padrão do papel de parede é muito requintado e a cabeceira da cama é muito clássica e elegante.

estampas geometricas

 

O chevron na parede é amenizado com a sobreposição dos quadros. Ainda há listras bem suaves nas almofadas e na colcha. E o toque fofinho do padrão da estampa nas almofadas cinzas e brancas. O ambiente é bem equilibrado e a colcha com cor traz vida ao espaço.

O bom de se ter uma base bem neutra é que você consegue facilmente modificar a paleta de cores do ambiente mudando somente os tecidos. Uma mudança bem fácil e barata.

estampas geométricas sala

Sem os tecidos essa sala seria considerada sem graça e sem personalidade. Mas com esse tapete, almofadas e mantinha tudo fica bem charmoso e aconchegante. Ainda tem triângulos coloridos no vaso de planta. ❤

sala estampa geometricaNesta sala abusaram das estampas. Mas não perdeu a elegância. Tudo ficou bem coeso e agradável.

Esse mix de almofadas e cores abaixo também é muito interessante.

almofada geometrica

Ainda há o mobiliário e decoração que abusam da geometria pra criar ótimos produtos

vasos geometricosprateleira Romboidale - pietro russo

A industria de revestimentos tem investido pesado nessa moda também. Hoje achamos várias opções no mercado com formas, cores e preços bem interessantes.

Um exemplo disso é a linha carbone deluxe da Decortiles. O padrão é 3D, tem opções de cores e criam um visual bem moderno e interessante.

carbone deluxe decortiles

decortiles

Com os revestimentos 3D a iluminação deve ser pensada pra valorizar ainda mais e criar efeitos.

A linha Pach trabalha no 2D com varias estampas geométricas. Você pode utilizar só um tipo ou variar um pouco. No site você ainda encontra mais opções geométricas e em outras cores.

pach decortiles

Exemplos de aplicações interessantes de revestimentos geométricos

revestimento geométrico cozinhapapel de parede 3dparede com cortiça geométricapainel geometricohexagono na cozinhacozinha geometrica 2banheiro geometricocozinha geometricabanheiro geométrico

banheiro com revestimento geométrico

Anúncios

Um comentário sobre “A Moda dos Geométricos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s