6 Passos Para Atrair os Clientes à Sua Loja

Ao abrir um comércio ou serviço devemos pensar em algumas características do espaço e do atendimento para atrair os clientes. Vou te ensinar 6 passos para você atrair clientes e fidelizá-los.

#1 – Identifique seu Público Alvo
publico-alvo
Quem nunca deixou de entrar numa loja porque só de olhar você entendeu que não era pro seu bolso? Ou então deixou de conferir a loja porque achou sem graça ou não se identificou?
Pense que a sua loja deve ser atrativa ao seu publico, sendo a representação do seu produto. Se você vende um produto exclusivo, deve haver uma diminuição dos elementos, tendo destaque ao seu produto,  assim mostrando a exclusividade da marca. Se você vende produtos  masculinos, para a faixa etária dos 30-45  sua loja deve ter tons mais sóbrios, usando revestimentos que denotem força, masculinidade, seriedade.

#2 – Ofereça algo ao cliente antes dele conhecer o produto

Estacionamento para cliente

Você já conhece seu cliente, sabe do que ele precisa. Então ofereça algo que ele necessita antes mesmo de que ele conheça seu produto ou serviço.

Se seus público alvo vem de carro, que tal um estacionamento grátis?!
Pode ser um bicicletário, uma água ou suco gelado se a região é muito quente.
#3 – Proporcione uma experiência agradável

Se você comanda um restaurante ou lanchonete, pense na escolha das cadeiras e mesas, se elas tem alturas compatíveis, se há espaço para alguém passar entre as mesas caso ocupadas.
Pense também se os fluxos não se cruzam, criando conflitos. Por exemplo, um restaurante em que frequento, a comida é muito boa, mas a experiência é ruim.

Você entra e pega a comida, em frente está a fila do churrasco. Para pesar  você tem que passar pelo meio da fila do churrasco. Depois de comer tem de atravessar a fila do peso pra deixar o prato. Depois cruza de novo a fila do peso para pagar e sair. E em uma mesma fila fica quem paga em cartão e dinheiro, o balcão é muito alto para baixinhas como eu e só a caixa pode pegar os doces.
Se a comida não fosse muito boa, não retornaria.

Caso seja uma loja, pense de onde o cliente vai entrar, qual caminho irá fazer para olhar os produtos, se há espaço para transitar e os clientes não se esbarrarem, se o caixa está num lugar seguro para abrir a bolsa ou carteira. Também pense nos apoios para bolsas e outros objetos quando ele estiver  experimentando a roupa ou sapato por exemplo.

#4 – Crie Iluminação Chamativa e Adequada 
Iluminação Provador
A iluminação pode ser o melhor recurso para que o cliente saia satisfeito da sua loja!

A vitrine deve contar com iluminação pontual bem chamativa, mais clara que o exterior ou com contrastes entre claro e escuro. Assim você chama atenção do cliente.
Se sua loja vende roupas, pense no provador. A iluminação deve ter luz suficiente para que o cliente se enxergue bem, sendo uma iluminação mais amarelada, que não é  dura pra marcar as possíveis gordurinhas localizadas ou outras marcações da roupa. O mais uniforme possível para que não crie sombras na pessoa em frente ao espelho. Assim a roupa vai estar perfeita no corpo e o cliente se sentirá bem.

#5 – Atendimento agradável.

Relacionamento-com-o-cliente

Não adianta o espaço ser agradável e o produto ou serviço de qualidade se os atendentes não forem atenciosos e simpáticos. Os atendentes devem estar à disposição do cliente, porém não devem ser a sua sombra o perseguindo à cada passo!

Para que os funcionários estejam de bom humor e mais agradáveis com o cliente, pense também em facilitar o trabalho deles. Balcões em altura correta, prateleiras que não ultrapassem 1,90, que é a altura máxima que uma pessoa normal alcança, escadas confortáveis, cadeiras ergonômicas.

Quando gostamos do que fazemos, se torna prazeroso trabalhar. Faça o que está ao seu alcance para proporcionar prazer em trabalhar aos funcionários

 

#6 – Agregue valor ao seu produto

Ofereça algo que o seu concorrente não oferece. Pode ser um brinde, uma embalagem reciclável que mostrará seu compromisso com a natureza, um desconto para a próxima compra. Você deve identificar as necessidades do seu cliente e oferecer o que você sabe que ele precisa.

 

Se você seguir estes passos, com certeza o seu público alvo se tornará seu cliente e retornará sempre que necessitar do seu serviço ou produto!

 

 

 

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